Aprenda a criar a sua revisão de conteúdos para Concurso!

revisão de conteúdos

Quem pretende fazer concurso público precisa criar uma revisão de conteúdos.

Alcançar a tão sonhada aprovação e ser convocado em um concurso para atuar em algum tipo de órgão público exige muita dedicação aos estudos, foco e dedicação.

Algo que pode consumir muito o seu tempo ao longo dos dias estudando e tudo deve ser feito com bastante maestria para não se tornar algo em vão.

Ter estabilidade, ganhar um bom salário e diversos benefícios, esses são apenas alguns dos principais motivos pelo qual a maioria das pessoas almejam trabalhar em cargos no serviço público.

Um método muito eficaz para obter um bom índice de assertividade nas provas é a revisão.

Sem essa prática, ficará muito difícil de se ter uma possível aprovação nos concursos públicos.

Permaneça na leitura deste artigo e confira dicas primordiais de como fazer a revisão de conteúdos para utilizar nas provas de concurso.

Revisão de Conteúdos: Por onde começar?

A revisão de conteúdos é uma etapa importantíssima do plano de estudos, é através dela que você conseguirá fixar e assimilar a maioria dos conteúdos que serão necessários para realizar uma boa prova.

Sabendo como revisar cada tema de forma adequada, você poderá conseguir não só organizar os seus estudos, mas também conquistar resultados cada vez mais positivos.

1. Crie uma rotina de estudos

Para que você consiga revisar o conteúdo da melhor forma possível é necessário criar uma rotina de estudos.

Isso porque, deste jeito, você irá estudar diariamente sem sobrecarregar o seu cérebro.

Para que isso aconteça, crie um cronograma conforme a sua disponibilidade de tempo e com a data que será realizada a prova.

Isso irá te ajudar a definir todos os objetivos de forma clara para cada tema que precisa ser estudado.

Essa metodologia é capaz de diminuir consideravelmente os seus níveis de ansiedade em relação aos estudos e na prova.

Uma vez que ela servirá praticamente como um guia para te dar certeza que você irá tomar os passos certos ao revisar o conteúdo.

2. Priorize a organização

A organização é essencial em todos os quesitos de nossas vidas e quando o assunto são os estudos, isso não poderia ser visto diferente.

Essa dica trata-se da organização desde o seu cronograma até a do lugar onde você ficará sentado para revisar os conteúdos.

Uma coisa é certa, dificilmente você conseguirá se manter concentrado e focado em um local que esteja desorganizado com diversos papéis em volta de ti e repleto de distrações que irão sabotar o seu estudo.

3. Faça resumo das matérias que você está estudando

Uma dica que é bem eficaz para você se sair bem nas provas de concurso público é fazer resumos de todos os conteúdos que você estudar.

Escreva com as suas próprias palavras as partes mais importantes e marque as palavras-chave, assim, você conseguirá absorver melhor o conteúdo.

Os resumos são melhores para que você consiga realizar o processo de memorização ao invés de ler diversas vezes aqueles textos enormes que logo de primeira pode nos cansar.

4. Crie mapas mentais

Os mapas mentais são ferramentas bem úteis para a fixação e revisão de conteúdo.

Sendo mais claro, um mapa mental é referente a diversas ramificações sobre um tema central que está sendo estudado.

Por meio deste método, você conseguirá associar conexões do assunto que irão te auxiliar a entender determinado tema de forma mais clara e ampla.

Assim, consequentemente no momento da prova seu cérebro conseguirá associar com mais facilidade os conteúdos estudados ao ler as questões.

Saiba mais sobre o concurso do IBAMA 2022!

revisão de conteúdos

DICA EXTRA! Responda os exercícios dos conteúdos estudados

Agora que você viu algumas dicas de revisão, conheça uma dica extra que vai com certeza te trazer resultados.

Os exercícios te ajudarão a buscar na sua memória a maioria do conteúdo que já foi estudado.

Ao resolver as questões dos concursos anteriores, você conseguirá fixar os assuntos e ainda vivenciar como poderão ser o estilo das questões.

É importante que você siga os critérios exigidos no dia da prova, como duração, forma de marcar no gabarito e etc.

Confira as respostas ao concluir todas as questões e as que forem erradas, recorra ao seu conteúdo novamente para compreender onde supostamente você errou.

Gostou deste artigo sobre revisão de conteúdos? Conheça mais sobre outros temas de concurso aqui no nosso site!

Por Concursos Abertos Brasil em 17/05/2022 Concursos Abertos Brasil é um portal relacionado a publicação de concursos de todo o Brasil.